o que temos:

domingo, 7 de outubro de 2012

suco em pó


NESTLÉ CRIA SUCO EM PÓ SEM CORANTE ARTIFICIAL



Distribuído para todo o País desde setembro, o refresco La Frutta terá, durante o verão, suporte de degustação nos PDVs para que os consumidores conheçam os diferenciais do novo produto – com ferro, vitaminas e sem corante artificial. O valor sugerido do sachê é de R$ 0,69.

Ruas coloridas



Além da beleza, as cores ainda podem servir como forma de expressão e protesto pacífico. Foi o que aconteceu na Alemanha, um cruzamento de um dos principais pólos culturais de Berlim se tornou uma obra de arte coletiva. Litros de tintas laváveis foram despejados na frente dos carros que obrigatoriamente distribuíram com seus pneus o líquido formando um painel a céu aberto. O art attack ainda contava com folhetos divulgando as propriedades laváveis, biodegradáveis e orgânicas das tintas.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Achando os pigmentos





Achando os pigmentos

A L J O P K H F B E T A L A I N A S P JC K J Z V V J S H D U U E H S Q P L Y H D J T A N I N O S J A O E L O F K L F KU J A Ç H E M E P I G H M E N T P S H Ç A K O I  S C L O R O F I L A S Z X C V B K L E K L P I G M E N T O S A N T O C I A N I N A S S  H D J DI S L S F K F E N Ó L I C O S K A A H J I O O O U  C A R O T E N Ó I D E S A S D J D K S A K E T U T U B C Z A X 





Os taninos (compostos fenólicos) variam em cor de?

a) verde-claro a verde escuro
b) branco-amarelado a castanho claro
c) cinza a preto
d) rosa-escuro a rosa 




R:b





tipos de pigmentos



CLOROFILAS
As Clorofilas são os principais pigmentos absorventes de luz em plantas verdes, algas e bactérias fotossintéticas, ela é a mais abundante na natureza e é essencial no processo de fotossíntese. As diferentes cores encontrada nos vegetais ocorre devido aos diversos tipos de clorofilas e a associação com carotenoides.


CAROTENOIDES
São pigmentos que estão amplamente distribuídas na natureza. Nas plantas elas desempenham funções importantes na fotossíntese e na fotoproteção dos tecidos vegetais. A diversidade de cores desses carotenoides é muito importante para a dieta, pois sabemos que nossa alimentação deve ser bastante diversificada, rica em alimentos de diversas cores, o que indica variedade de nutrientes, mas os pigmentos também conferem benefícios à saúde das pessoas. Os benefícios que os carotenoides conferem à saúde consistem em prevenção de doenças com o câncer e doença arterial coronariana, são agentes antioxidantes e estimulam o sistema imunológico. 

COMPOSTOS FENÓLICOS
Os compostos fenólicos compreendeu um grande grupo de substâncias orgânicas, sendo os flavonoides um importante subgrupo. Esses flavonoides contem as Antocianinas. Elas são responsáveis por diversas cores nas plantas, como por exemplo, azul, roxo, violeta, magenta, vermelho e laranja.
São pigmentos relativamente instáveis, sendo que sua maior estabilidade ocorre sob condições ácidas. Tanto as características de cor, como sua estabilidade são muito influenciadas por substituintes. Os principais fatores de alterações nas antocianinas são: pH, temperatura, concentração de O2 e luz.
 

BETALAINAS
É um grupo de pigmentos que contém betacianinas (vermelho) e betaxantinas  (amarela) e apresentam cores similares às antocianinas. No entanto são mais estáveis no pH e são hidrossolúveis.
As Betalaínas são pigmentos naturais de importância quimiotaxonômica significativa, tipicamente associados com plantas da ordem. As betalaínas, assim como os flavonóides, são pigmentos encontrados exclusivamente em plantas e apresentam comportamento e aparência semelhante às antocianinas.
 

Pigmentos


PIGMENTOS
 
Quando se fabrica produtos curados, em sua maioria acrescenta-lhes nitratos e nitritos (sais de cura) para melhorar sua cor, realçar sabor e textura e que também serve para inibir o cloristidium botulinum.
Na carne os métodos tradicionais são cura à seco, onde se esfrega sal e especiarias na carne, e embeber a carne numa solução de salmoura e 
especiarias. Métodos modernos 


A cor e a aparência são atributos fundamentais, se não o mais importantes, para a qualidade de um alimento. É possível fornecer aos consumidores alimentos mais nutritivos e seguros para os consumidores, no entanto se o alimento não for atraente, sua compra não ocorrerá. A cor influencia na percepção do sabor, por exemplo, o comprador espera que um suco de cor branca seja do sabor de cacau ou graviola.
Infelizmente, nem todos os pigmentos são instáveis durante o processamento e o armazenamento e a prevenção de alterações indesejáveis costuma ser difícil. A estabilidade é afetada por fatores como presença ou ausência de luz, O2, temperatura, pH, e outros, por isso que muitas vezes é adicionado corantes artificiais no alimento.

PIGMENTOS x CORANTES 


Corantes e Pigmentos - Quais as diferenças entre eles?




Existem propriedades que nos permitem fazer essa diferenciação, vamos apresentar cada uma delas.
Corante é toda substância que quando adicionada a outra substância altera a cor desta. Os corantes além de conferirem cor ao substrato são solúveis no meio em que serão aplicados, possuem baixa propriedade de solidez à luz e são transparentes.





Pigmento é um colorante insolúvel no meio ao qual será aplicado, dele são preparadas dispersões e quando convenientemente manipulado confere cor ao substrato, geralmente apresenta-se na forma de pó. Possui boa propriedade de solidez a luz e alta opacidade. Os pigmentos subdividem-se em orgânicos e inorgânicos, cada categoria possui uma especificidade de composição que trataremos logo mais em outro post.Fundamentalmente as diferenças entre pigmentos e corantes estão em sua capacidade de solubilidade, presente nos corantes e ausente nos pigmentos.



PRINCIPAIS PIGMENTOS

COMPOSTOS HEME
Os Compostos Heme são responsáveis pela cor da carne, nele se encontra a mioglobina (Mb) que tem como principal pigmento e a hemoglibila (no sangue) de importância secundária.
A cor da carne é determinada a partir da química da Mb, por seu estado de oxidação, pelo tipo de ligantes ao grupo heme e pelo estado da própria proteína globina. O ferro pode assumir duas formas:
·         Ferroso reduzido = Fe2+
      Cor vermelha púrpura
·         Férrico oxidado = Fe3+
      Cor marrom

             Produtos curados


A adição desses compostos baseia-se na capacidade do oxido nitroso reagir com a mioglobina e formar pigmentos nitrosomioglobina com cor rósea escuraA adição desses compostos baseia-se na capacidade do oxido nitroso reagir com a mioglobina e formar pigmentos nitrosomioglobina com cor rósea escura.
Na carne os métodos tradicionais são cura à seco, onde se esfrega sal e especiarias na carne, e embeber a carne numa solução de salmoura e especiarias. Métodos modernos mais rápidos injetam uma solução de salmoura na carne, mas as carnes curadas desta forma não têm a mesma qualidade, daí o elevado custo das carnes tradicionalmente curadas. Depois de ser curada com sal, a carne é seca e/ou fumada, para lhe dar cor e sabor.