o que temos:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Hora da curiosidade!




Curiosidades sobre o ovo

 
 
Rico em proteínas, ele tem múltiplas funções: na saúde é base para vacinas
Fonte de proteína e com um alto valor biológico, o ovo está presente em todos os tipos de cozinha. Preparar um ovo, seja cozido ou frito, não requer prática e tampouco conhecimentos gastronômicos. As possibilidades do alimento, porém, vão muito além da cozinha.
O ovo foi usado como matéria-prima da vacina contra a gripe H1N1. Nele, o vírus foi inoculado e reproduzido. Além do imunizante, o alimento tem propriedades essenciais para a saúde. A pedido do Delas, a nutricionista Solange Saavedra, do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo, preparou um guia de curiosidades sobre o alimento:
Ovo: na alimentação, ele pode substituir outras fontes de proteina como carne e leite
-O ovo é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, lipídios, vitaminas A, D e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio, além do próprio colesterol, que é um tipo de gordura que tem funções importantes no organismo
-O colesterol é necessário para o funcionamento adequado do organismo. Grande parte do colesterol que o corpo precisa é produzido pelo fígado, que regula essa produção em função das necessidades de cada indivíduo
-Além de nutrientes, o ovo tem substâncias carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular, a principal causa de cegueira nos idosos.

 
 
Curiosidades
 

Você sabia que o cabelo pranchado está desnaturando as proteínas!

 
 
 
 
Pesquisa do HC identifica proteínas que facilitam a gravidez
Descoberta pode tornar a reprodução assistida mais eficiente
Uma pesquisa do Hospital das Clínicas, da Secretaria de Estado da Saúde, identificou proteínas capazes de facilitar a gravidez de mulheres que recorrem à fertilização assistida para ter filhos. Hoje, cerca de cem mil mulheres no Brasil fazem tratamento para engravidar.
O processo envolve várias tentativas e muitas frustrações. Mas descobertas feitas a partir de uma pesquisa com 52 pacientes de 24 a 42 anos podem tornar a reprodução assistida mais eficiente.
O foco da pesquisa foi o endométrio, tecido que reveste o útero. Em todas as mulheres que levaram a gravidez adiante, o médico identificou a presença de três proteínas. E todas as que não tiveram sucesso apresentaram uma quarta proteína estudada, considerada um fator inibidor da gestação. Os médicos acreditam que monitorando essas proteínas será possível determinar o melhor momento para a fertilização.
A descoberta deverá revolucionar o processo de reprodução assistida, por possibilitar novas estratégias diagnósticas e clínicas. Segundo o ginecologista Paulo César Serafini, autor do estudo, o casal terá condições de prognosticar quanto às chances de engravidar durante o processo de fertilização. Hoje, os casais levam até cinco anos sem obter respostas ao tratamento.
“Conhecer a expressão de proteínas que marcam os eventos moleculares envolvidos no desenvolvimento e na manutenção de um endométrio receptivo é fundamental para se compreender o processo de implantação”, afirmou o professor Edmund Chada Baracat, responsável pela Divisão de Ginecologia do HC e orientador dos estudos.
Isso deverá poupar as pacientes de desgastes físico, emocional e financeiro. O SUS ainda não cobre o tratamento. Hoje, na rede pública, esse atendimento é prestado em alguns hospitais estaduais e universitários.
No HC de São Paulo, cada mulher tem direito a três tentativas. “Se essa paciente engravida na primeira vez, ela potencializa que duas outras pacientes usufruam desse benefício que o estado está proporcionando à paciente”, afirma Paulo Serafini, responsável pela pesquisa.
“Nós poderemos, a partir dos resultados já obtidos, dizer se naquele momento a paciente tem condições de receber bem a célula-ovo e de ter uma evolução favorável da sua gravidez”, alega Baracat.

Proteínas pra ganhar massa muscular - Bem Estar - Rede Globo




ACHANDO AS PROTEÍNAS



A L J O P K H F C A R N E P JC K J Z V V J S H D U U E H S Q P L Y H D J C E R E A I S J A O E L O F K L F KU J A Ç H E M E P I G H M E N T P S H Ç A K O I  S L E I T E  S Z X C V B K L E K L OVOS K L A D  S  H D J DI S L S F K F E N Ó L I C O S K A A H J I O O O U  G L U T E N A S D J D K S A K E T U T U B C J J U T Y 4E W Q S F B N J K L O IU I O ÇL  L ÇL Ç Ç M G FD D S








Proteínas



Proteínas o que são: 

As proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de moléculas menores conhecidas como aminoácidos. A maioria dos seres vivos, incluindo o homem, utiliza somente cerca de vinte tipos diferentes de aminoácidos, para a construção de suas proteínas. Com eles, cada ser vivo é capaz de produzir centenas de proteínas diferentes e de tamanho variável. 





Funções das proteínas:

1) Reparam proteínas corpóreas gastas (anabolismo), resultantes do contínuo desgaste natural (catabolismo) que ocorre no organismo;
2) Constroem novos tecidos;
3) Fonte de calor e energia (fornecem 4 Kcal por grama);


                                                                           
 4) Contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais, como leite, esperma e muco;
5) Transportam substâncias;
6) Defendem o organismo contra corpos estranhos (anticorpos contra antígenos);
7) Exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo (hormônios);
8) Catalisam reações químicas (enzimas)
 Proteínas transportadoras

Podemos encontrar proteínas transportadoras nas membranas plasmáticas e intracelulares de todos os organismos. Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc..

 Proteínas estruturais
As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágena.

 Proteínas de defesa
Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo o corpo contra os organismos invasores, assim como de ferimentos, produzindo proteínas de coagulação sanguínea como o fibrinogênio e a trombina. 

 Proteínas reguladoras

Os hormônios  são proteínas que regulam inúmeras atividades metabólicas. Entre eles podemos citar a insulina e o glucagon que possuem função antagônica no metabolismo da glicose.
 Proteínas nutrientes

Muitas proteínas são nutrientes na alimentação, como é o caso da albumina do ovo e a caseína do leite. Algumas plantas armazenam proteínas nutrientes em suas sementes para a germinação e crescimento.


Proteínas  contráteis
Algumas proteínas atuam na contração de células e produção de movimento, como é o caso da actina e da miosina, que se contraem produzindo o movimento muscular.



Digestão, absorção e metabolismo:


A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes. Os aminoácidos participarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos (anabolismo e catabolismo).




Nosso organismo não acumula o excesso de proteína ingerido!!
Uma parte vira energia e se deposita como gordura e outra é expelida pela urina.

A absorção de proteínas é afetada por fatores intrínsecos (capacidade digestiva, absorção intestinal) e extrínsecos (alimentos ingeridos, teor de nutrientes e processamento)


                                                                             Necessidades diárias:

As necessidades diárias situam-se em torno de 0,8 a 1 grama por quilo de peso. Em relação à contribuição total das proteínas na ingestão calórica, recomenda-se cerca de 10 a 15%.




Fontes alimentares:


Origem animal: carnes (mamíferos, aves, pescados, etc.), vísceras, ovos, leite e derivados.
Origem vegetal: leguminosas secas (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, etc.) e cereais integrais (milho, trigo, etc.).





BIODISPONIBILIDADE DOS NUTRIENTES
“Porção disponível de qualquer nutriente é aquela que efetivamente é absorvida em uma forma que possa ser utilizada pelo organismo em seu metabolismo celular”.
BIODISPONIBILIDADE DE PROTEÍNAS
“Proteína degradada em aminoácidos livres, para que seja efetivamente absorvida e possa ser utilizada pelo organismo, com a finalidade principal de síntese proteica”.

FATORES QUE AFETAM A BIODISPONIBILIDADE:
ü Alimentos fontes de proteínas;
ü Conformação das proteínas, fibrosas e insolúveis são menos atacadas pelas proteases que as globulinas solúveis;
ü Fixação com metais, lipídeos, celulose e outros polissacarídeos;
ü Presença de fatores anti-nutricionais

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS
São os aminoácidos que nós realmente precisamos, que o organismo não consegue sintetizar de modo algum ou em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.

AMINOÁCIDOS NÃO-ESSENCIAIS
            Aminoácidos que também preciso. Se houver deficiência pode ser sintetizado a partir de AA essenciais ou de precursores.
peptídeos
 São formados por aminoácidos através de ligações amídicas denominadas peptídicas.

 Forma Simplificada:
H3N+____ Ala____ Asp____Fhe____COOH

Classificação das proteínas

(de acordo com a forma ou conformação):
Ø  Globulares: as cadeias são enoveladas firmemente “empacotadas”, geralmente são solúveis em sistemas aquosos.
Ø  Fibrosas: as cadeias são esticadas ou estendidas, geralmente são insolúveis na água.


Ø  Simples: formadas apenas por aminoácidos.

Ø  Conjugadas: Constituídas por aminoácidos e outros componentes fazendo parte da sua estrutura (denominado grupo prostético).
Ø  Albuminas: Solúveis em água (lactoalbumina).


Ø  Globulinas: Insolúveis em águam, mas solúveis em soluções salinas neutras (lactoglobulina).
Ø  Prolaminas: Insolúveis em água e em soluções salinas, mas solúveis em etanol (gliadina).
Ø  Glutelinas: Insolúveis em água, soluções salinas e etanol, mas solúveis em soluções acidas ou alcalinas (gluteína).
Ø  Escleroproteínas: Insolúveis (colágeno e queratina). 
Estrutura das proteínas:
Primário - representado peIa sequência de aminoácidos unidos através das ligações peptídicas.  

Secundário - representado por dobras na cadeia (a - hélice), que são estabilizadas por pontes de hidrogênio.  


Terciário - ocorre quando a proteína sofre um maior grau de enrolamento e surgem, então, as pontes de dissulfeto para estabilizar este enrolamento.  



Quaternário - ocorre quando quatro cadeias polipeptídicas se associam através de pontes de hidrogênio, como ocorre na formação da molécula da hemoglobina (tetrâmero).



PROPRIEDADES FUNCIONAIS DAS PROTEÍNAS

É definida como as propriedades físico-químicas que afetam o comportamento do alimento durante o preparo, processamento e armazenamento, que contribuem para a qualidade dos alimentos.
Em alimentos as proteínas apresentam propriedades:

            Emulsificação-É definido como qualquer substância capaz de ajudar a formação de uma mistura estável de duas substancias anteriormente imiscíveis, por exemplo, óleo e água.



















Formação     de gel-
A gelatinização é frequentemente uma agregação de moléculas desnaturadas, que ao contrário da coagulação, envolve uma formação contínua de rede entrelaçada que exibe um certo grau de ordem.



Coagulação-  À perda da  estrutura tridimensional chama-se desnaturação. Ela provoca alterações drásticas nas características dos alimentos  como a coagulação do leite, carne aquecida, ovo frito, ceviche, etc.   




   Formação de espuma
A capacidade de uma proteína em formar espuma refere-se à expansão de volume da dispersão protéica com a incorporação de ar por batimento ou agitação. A tensão superficial é importante para a formação da espuma.

Proteínas do Ovo
Uma das melhores proteínas em alimentos do ponto de vista nutricional;
A gema do ovo contém, principalmente, duas frações de proteína:
·         luteína e zeaxantina,
A fração da clara contém principalmente:
·         Ovalbumina
Ela pode ser encontrada na forma pasteurizada para o uso industrial em pó ou líquido.
Muito utilizado também por suas propriedades de textura em produtos de panificação e confeitaria:

·         “espuma” ou clara em neve devido seu batimento.

Glútem
O glúten é encontrado naturalmente na semente de muitos cereais da família das gramíneas e de alguns cereais muito conhecidos, como trigo, cevada, triticale, centeio e aveia. É uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina. E é responsável pela viscoelasticidade da massa composta pela mistura de farinha e água.

Uma vez cozido, o glúten adquire uma consistência firme. E em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento em seu volume;

Proteínas do Leite
As proteínas que existe no leite são de fácil digestão. Além delas terem alto valor biológico e conter os aminoácidos essenciais e em quantidade adequada para o nosso corpo.
A coagulação das enzimas solúveis do leite pelo calor, quando se encontram em equilíbrio estável no leite, é só parcial e começa a processar-se a temperaturas próximas dos 60 graus. As principais são:
·         Fosfatase: Inativada a aprox. 60ºC
·         Peroxidase: Inativada a aprox. 80ºC



QUALIDADE DA PROTEÍNA
            É definida pela presença de aminoácidos essenciais e pela biodisponibilidade dos mesmos:
 Proteína de alto valor biológico: Proteína de origem animal, possui todos os aminoácidos essenciais (ovo, leite carnes);
Proteína de baixo valor biológico: Proteína de origem vegetal, carente em aminoácidos essenciais;