o que temos:

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

tipos de pigmentos



CLOROFILAS
As Clorofilas são os principais pigmentos absorventes de luz em plantas verdes, algas e bactérias fotossintéticas, ela é a mais abundante na natureza e é essencial no processo de fotossíntese. As diferentes cores encontrada nos vegetais ocorre devido aos diversos tipos de clorofilas e a associação com carotenoides.


CAROTENOIDES
São pigmentos que estão amplamente distribuídas na natureza. Nas plantas elas desempenham funções importantes na fotossíntese e na fotoproteção dos tecidos vegetais. A diversidade de cores desses carotenoides é muito importante para a dieta, pois sabemos que nossa alimentação deve ser bastante diversificada, rica em alimentos de diversas cores, o que indica variedade de nutrientes, mas os pigmentos também conferem benefícios à saúde das pessoas. Os benefícios que os carotenoides conferem à saúde consistem em prevenção de doenças com o câncer e doença arterial coronariana, são agentes antioxidantes e estimulam o sistema imunológico. 

COMPOSTOS FENÓLICOS
Os compostos fenólicos compreendeu um grande grupo de substâncias orgânicas, sendo os flavonoides um importante subgrupo. Esses flavonoides contem as Antocianinas. Elas são responsáveis por diversas cores nas plantas, como por exemplo, azul, roxo, violeta, magenta, vermelho e laranja.
São pigmentos relativamente instáveis, sendo que sua maior estabilidade ocorre sob condições ácidas. Tanto as características de cor, como sua estabilidade são muito influenciadas por substituintes. Os principais fatores de alterações nas antocianinas são: pH, temperatura, concentração de O2 e luz.
 

BETALAINAS
É um grupo de pigmentos que contém betacianinas (vermelho) e betaxantinas  (amarela) e apresentam cores similares às antocianinas. No entanto são mais estáveis no pH e são hidrossolúveis.
As Betalaínas são pigmentos naturais de importância quimiotaxonômica significativa, tipicamente associados com plantas da ordem. As betalaínas, assim como os flavonóides, são pigmentos encontrados exclusivamente em plantas e apresentam comportamento e aparência semelhante às antocianinas.
 

2 comentários:

  1. Mas, e quanto a questão benéfica para a saúde, esses pigmentos possuem?

    ResponderExcluir
  2. Sim, pois esse pigmento se encontra nas beterrabas, associados com plantas da ordem Cariofilales, responsáveis pela coloração da beterraba vermelha e incluem duas classes de pigmentos: as betacianinas vermelhas e as betaxantinas amarelas. As betalaínas, assim como os flavonóides, são pigmentos encontrados exclusivamente em plantas e apresentam comportamento e aparência semelhante às antocianinas.

    ResponderExcluir