o que temos:

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Carboidratos


Carboidratos

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. 

funções
-fonte de energia: combustíveis energéticos para o corpo, sendo utilizados para acionar a contração muscular e todas outras formas de trabalho biológico. São armazenados no organismo humano sob a forma de glicogênio e nos vegetais como amido.

-preservação das proteínas: que tem papel na manutenção, reparo e crescimento de tecidos corporais, além de fonte de energia. Quando a reserva de glicogênio está reduzida, a proteína é consumida para a produção de glicose. Isso acontece em exercícios prolongados.

-proteção contra os corpos cetônicos: uma dieta pobre em carboidratos ou em excesso de exercícios levam a produção de energia através do consumo de gordura corporal. Isso pode resultar no acumulo de substâncias ácidas prejudiciais ao organismo.

-combustível para o sistema central nervoso: carboidratos são os combustíveis do sistema nervoso central, sendo essenciais para o funcionamento do cérebro, modula nervos periféricos e células vermelhas do sangue. Assim, uma ingestão insuficiente pode trazer prejuízos não só ao SNC, mas ao organismo em geral.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário